A dolorosa Cãibra Noturna
quarta-feira, 16 de abril de 2008

Esta noite, enquanto visitava meu mundo imaginário durante o sono, fui desperto por uma que talvez seja a pior das dores: A Cãibra!
Um Cãibra terrível na perna direita que costumo sentir em noites muito frias. É terrível e inigüalável. Sentia como se estivesse arrancando minha perna com uma alavanca.
Minha esposa ficou sem saber o que estava acontecendo, pois eu mal conseguia falar, só sabia ranger os dentes e rolar de um canto a outro, agonizando e achando que iria morrer!!
Depois que passou, voltei ao meu soninho clássico...
Mas, procurei saber um pouco mais sobre esta maldita dor. As cãibras — ou câimbras — são contrações involuntárias e dolorosas de um músculo esquelético. São freqüentes durante exercícios físicos extenuantes, em pessoas que não possuem condicionamento físico adequado.
Podem aparecer em diversas condições clínicas, por exemplo: hipocalcemia (baixos níveis de cálcio no sangue), hipopotassemia (baixos níveis de potássio no sangue) e baixa oxigenação.
Uma das principais causas da cãibra é o acúmulo de ácido lático no tecido, devido a degradação da glicose na ausência de oxigênio (glicólise). Havendo oxigênio suficiente, o ácido lático é convertido de volta para ácido pirúvico e transformado em acetil-CoA e dióxido de carbono, numa reação catalizada por enzimas.
A cãibra ainda é objeto de estudo, mas é certo que o espasmo é de origem nervosa ou neuromuscular. Experimentos de laboratórios têm mostrado que um músculo isolado, levado a "hiperencurtamento", permanece no estado de contração por algum tempo, a menos que seja forçado a se estender novamente. Esta situação está intimamente relacionada à cãibra.
Manter boas condições de oxigenação são necessárias para evitar as cãibras. Uma vez sentindo-as, é necessário parar a atividade e respirar profundamente massageando a área. Existem condições clínicas expecíficas que levam a cãibra que devem ser tratadas específicamente por profissionais de saúde, como anemias.
Comer alimentos ricos em potássio, como banana e batata não-descascada, podem ajudar a prevenir as cãibras musculares.
Segundo o Dr. Raimundo Marques Nascimento, Cardiologista e Presidente do Sociedade Brasileira de Cardiologia, para as pessoas que costumam ter cãibras nos exercícios recomendam-se a ingestão de água-de-coco ou uma banana antes (pelo menos uma hora) da prática de exercícios, para minimizar deficiências de potássio no organismo.
Pode aparecer também em gestantes, em dias frios quando os membros inferiores não estão aquecidos adequadamente (como na minha noite anterior), em pessoas com problemas vasculares, em movimentos repetitivos no trabalho e até mesmo como efeito colateral de algum remédio.
Curiosamente a dor parece ser proporcional ao número total de unidades ativas, ou seja, quanto maior for a massa muscular envolvida, maior será a dor. Neste caso, os musculosos sofrem mais na cãibra.

Em uma pesquisa na Internet, percebi um certo "Ranking" das dores, sendo eles:

1 - Dor do Infarto Miocardiano
2 - Dor do Parto
3 - Pedra nos Rins
4- Dor de Dente
5- Pancreatite
6- Neuralgia do Trigêmeo
7- Enxaqueca
8- Dor de Ouvido
9- Cãibra
10- Ser Corinthiano

Marcadores:

postado por Agarius @ 9:13 AM

3 Comentários:

  • Às 17 de abril de 2008 às 11:00 , Anonymous Anônimo disse...

    BOM DIA GRANDE AMIGO AGARIUS!

    ADOREI SEU SITE, ESPECIFICAMENTE ESTE, POIS FOI O QUAL TU COMENTOU ONTEM A NOITE.

    CRIATIVIDADE 1000.

    PARABÉN S PELO SEU NOVO SITE E QUE NINGUÉM DE MÁ FÉ O ROUBE DE VC.
    PATENTIE, LUTE VÁ ATRAS DE SEUS SONHOS.

    TU PODE.

    BEIJOS
    SUA AMIGA...

    GA DE... AGARIUS.

     
  • Às 18 de maio de 2009 às 10:52 , Anonymous Anônimo disse...

    Ola.Parabens, pelos dados objetivos e esclarecedores.Há 2 noites pensei q fosse morrer tal a violencia da cãibra q tive: da coxa até o dedo do pe q entortou. Loucura.Hj mal posso andar acho que inflamou tudo. Passou qdo estiquei a perna e me fiz esforço e caminhei pela casa.Seu site é magnifico e me ajudou bastante em especial qto à ingestao dos alimentos adequados.A dor é pior q aquela de nervo de dente.So quem tem pode entender. Um abraço,
    NPA de Niterói -RJ

     
  • Às 18 de maio de 2009 às 11:07 , Blogger Agarius disse...

    Orra... Adorei o comentário acima ^.^

     

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial

English French German Spain Italian Dutch Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified
Visitas
Contador de visitas
Postagens anteriores
Este blog é um trabalho dos irmãos William Agarius e Paulo Bastos
Divulgue nosso Blog!

Instale nossa barra de Ferramentas!
  • Download Aqui

  • Agarius Life no celular!