Maratona Animada Parte Três
quarta-feira, 26 de agosto de 2009

Parte Um
Parte Dois

Segue Terceira parte da Maratona Animada fechando o mês que assisti muitos Animes!

15 - A Viagem de Chihiro

Talvez este seja o mais famoso dentre os que conhecem ou não o mundo dos Animes. Demorei para assistir a Viagem de Chihiro, mas pude assistí-lo com calma e apreciar o que ele tem de melhor; sua simplicidade nos traços e sua magnitude em personagens.
Assistir este longa sem conhecer o básico da religião e cultura oriental pode lhe parecer sem sentido, uma vez que boa parte se não todos os personagens presentes neste conto são deuses e entidades espirituais que os Japoneses veneram. Um filme simpatizante e que com seus mistérios e aventura consegue nos prender até o desfecho.

16 - Liga da Justiça; a Nova Fronteira

Eu não sei se estaa dopado quando assisti a este filme ou se realmente sua história pareceu-me sem pé nem cabeça. Pegando a era de ouro dos heróis da DC este trabalho reuniu seus personagens principais no momento em que os Estados Unidos da América vivia a crise e a censura, dando início ao que seria conhecido como A Liga da Justiça, composta com os ícones da época com seus uniformes clássicos e com os objetivos à flor da pele. Mas o filme soou clichê e nos dava a impressão de "falta de força" para alavancar a trama. Ao assisti-lo tive a impressão de que sempre aconteceria algo grande, como o estouro de um climax, mas a sequência segue assim até o fim, e soa decepcionante tudo que foi tratado no confuso roteiro que colocava os heróis contra um misteriosa força suprema entre o tempo e o espaço.

17 - Tripping the Rift; o Filme

Inapropriado para menores de 16 anos, este longa de animação computadorizada foi capaz de me arrancar diversas gargalhadas. Sem cenas de nudismo, porém com um vocabulário irreverente este filme parodia grandes sucessos cinematográficos e literários com o tempero de Simpsons e o charme que as animações em CGI nos oferece, trazendo diversas aventuras malucas de um grupo de alienígenas e humanos. Exterminador do Futuro, Van Helsing entre outros cairam na graça desta turma insana.

18 - The Sky Crawlers

Demorei três dias para assistir este anime. Mas contudo, gostei. Um anime calmo, suave e tranquilo. Sentir sono é normal apesar de usar como tema crianças especiais que são pilotos de aviões de guerra, numa batalha eternizada entre nações e clãs. Com detalhes 3D e uma fotografia neblinada, Sky Crawlers te dá a impressão de estar em um sonho animado. Tudo sem pressa e sem aqueles desesperos que costumamos ver em animes. Não espere muita ação, assista como se estivesse assistindo um drama ou algo parecido. A narrativa é calma ao ponto de você se sentir dopado, e não conseguir sair da frente da tela até que tudo esteja resolvido.

19 - Tokyo Godfathers

Satoshi Kon. Este é o nome que vi na capa de Paprika e quando o vi na capa de Tokyo Godfathers não exitei em comprá-lo. Estava ali depositando talvez precipitadamente minha admiração que se resultou no filme anterior, e que talvez pudesse encontrá-la novamente neste trabalho que sem dúvida superou todos os outros que já havia assistido. E não me decepcionei; muito pelo contrário, me surpreendi por ter visto algo que nunca antes foi tratado numa animação ocidental contemporânea.

TG é o único trabalho ocidental que vi tratando de assuntos que não envolvia magias, poderes ou coisas do tipo; em vez disso, falava de Cristo, esperança e tempo de renovação. Algo inédito pra mim tratando-se de um Anime. A história de três moradores de rua que encontram um bebê abandonado nos lixos às vésperas do Natal, e que dá início a uma mudança na vida de cada um. É impressionante e não tem como não se apaixonar. Sem dúvida, um belíssimo trabalho.

20, 21, 22 - Memories: Magnetic Rose; Stink Bomb; Cannon Fodder.

Este leva três números porque se trata de um DVD com três curtas animados, do diretor de Akira e Steamboy, o visionário Katsuhiro Otomo.

Magnetic Rose trata de uma equipe espacial que trabalha na remoção de lixos espaciais, recolhendo restos de espaçonaves entre outros objetos brutos. Até que eles se deparam com uma série de ferragens e fios que formam uma Rosa, e ao adentrarem neste ambiente, começam a presenciar coisas estranhas e bizarras, misturadas com lembranças de uma vida que não é a deles. Eles estão presos e vivendo as memórias de uma mulher apaixonada e abandonada pelo seu grande amor; e nem imaginam o perigo que isto ofereçe à tripulação.

Stink Bomb conta a história de um garoto que após pegar uma gripe, toma um remédio que altera seu metabolismo, o tornando uma arma biológica fatal. Após toda a cidade receber a notícia desta ameaça, o exército de vários países se juntam para deter este rapaz que nem ao menos sabe que ele é a causa de tanto caos. O Humor é predominante neste anime.

Cannon Fodder segue como o mais político e subliminar curta, seguindo a história de uma cidade que tem como único propósito atacar com canhões algum objeto que esteja se aproximando, sem nem ao menos questionar o porque daquele objeto estar ali. Pra quem saca rápido mensagens subliminares irá entender a espetada do diretor em uma nação "abarrotada" de armas.

23 - Mulher Maravilha

Assistir Mulher Maravilha nos leva inevitavelmente a lembrar das aventuras de God of War; e não é exagero. Lutas com espadas e mitologia grega é o que recheia esta aventura empolgante da princesa amazona da DC. No que os filmes Live Action pecam quando utilizam suas heróinas como protagonistas da história, esta animação tira de letra com humor e ação de gente grande. São de decaptações até brigas entre Homem e Mulher num nível de ação muito superior ao que costumamos ver. Mulher Maravilha agrada tanto quem é fã quanto quem (embora pareça absurdo) nunca a viu mais gorda... (outro absurdo).
O filme conta desde o início, quando as mulheres viviam em paz com os homens, até que um dia, Ares o deus da guerra trai a rainha das amazonas, iniciando uma batalha sem fim... Até que Diana entra em cena com seu jeito forte e atraente para mudar para sempre a história das duas raças. Simplesmente imperdível!

24; 25 - Hulk vs. Wolverine, Thor

Wolverine está em uma fase de destaque nos murais da Marvel, isso é inegável. Embora sua origem e importância no universo Marvel tenha sido jogado ao extremos que beiram o marketing, essas duas animações simultâneas acrescentam uma ação boa para quem não curte muito os blá-blá de contos assim. As presenças de Deadpool, Omega Red entre outros mutantes nos fazem lembrar as histórias em Quadrinhos, com seus Crossovers infinitos da época da Abril Jovem. Não existem muitos lenga-lengas nas tramas, somente diversão.

26 - Tekoonkenkreet

Confuso porém atraente; é o que define este anime baseado no Mangá Preto e Branco dos irmãos Black e White, os "gatos" de uma cidade japonesa que apesar de serem ainda crianças, causam o maior terror em bandidos e capangas da Yakuza.
Com um teor espiritual levemente introduzido numa metrópole avançada e violenta, este anime consegue mesmo que causando reviravoltas em nossas mentes, nos interessar com o desfecho da história e o destino dos dois protagonistas. Algo está reservado para estes dois... E assistir este trabalho da mesma equipe de Animatrix nos garante uma "prisão" na poltrona até o final de tudo.

27 - Batman - Gothan Knight

É suspeito eu falar de Batman, mas confesso que se por algum motivo eu presenciasse algum trabalho sobre ele que me desagradasse, eu assim o mostraria triste e desapontado por ter jogado fora um conto de um personagem tão incrível. Claro que isso não aconteceu com Gothan Knight, para meu alívio. Não, não; este DVD que reune curtas sobre o morcegão passa a ser formidável ao ponto de desejar um Longa-Metragem somente neste estilo Anime. Todas as histórias, cada um com seu estilo e linha de raciocínio segue perfeitamente revelando um pouco mais do cavernoso caráter do Cavaleiro das Trevas.

Como as pessoas que nunca o viram de perto o imaginam; como ele conseguiu dominar a dor e as artes marciais, como ele conhece seus inimigos entre outras marcas e detalhes que preenchem com luxo e elegância este maravilhoso trabalho dos melhores animadores de Anime da história comtemporânea. Simplesmente Batman.

28 - Dead Space

Eu assisti este anime antes de jogar o jogo para Xbox 360, mas de cara vi que se trataria de um grande desafio em Primeira Pessoa ou algo parecido, como a série Resident Evil. E apesar de ter uma animação um pouco inFrame como um desenho antigo, este anime toca terror quando conta a história de uma Nova Religião que busca as origens do mundo e do universo dentro de uma Pirâmide no espaço. Ao entrar em contato com este objeto gigantesco, toda a tripulação da nave é invadida e atacada por uma estranho força que torna os humanos em aberrações assassinas e extremamente violenta. Dead Space é sangrento e violento como todo o jogo desse gênero e tipo, e sua história antecede tudo o que aconteceu, para quando você se divertir com o game, já pegar o trem andando e bagunçado.

Marcadores:

postado por Agarius @ 9:56 PM

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial

English French German Spain Italian Dutch Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified
Visitas
Contador de visitas
Postagens anteriores
Este blog é um trabalho dos irmãos William Agarius e Paulo Bastos
Divulgue nosso Blog!

Instale nossa barra de Ferramentas!
  • Download Aqui

  • Agarius Life no celular!