Maratona Animada Parte 2
sábado, 18 de julho de 2009

Veja a primeira parte Aqui.


Segue a segunda parte da Maratona Animada, uma sequência de 28 títulos de Animação que contemplei nestes últimos dias.


8 - Akira - Edição Especial de 20 Anos

Há um certo carinho especial por este filme de minha parte. Eu não sou apaixonado por motos, não gosto muito das complicadas mitologias e origens religiosas orientais e detesto quando resolvem fazer um Longa-Metragem de uma Série sem utilizar seu episódio piloto para explicar pelo menos o básico. Mas mesmo assim, foi com este maravilhoso trabalho de Katsuhiro Otomo que ingressei de vez na estrada dos Animes e começei a dar valor aos trabalhos mais sérios deste povo de cultura tão fabulosa.

Esta versão de Akira vêm com Extras muito ricos para os que não conhecem muito desta série de Mangás, explicando por ordem alfabética os significados dos nomes e termos usados no filme, além de fazer algumas referências ao trabalho impresso de Otomo.

Num Japão pré-apocalíptico, Kaneda e Tetsuo são amigos inseparáveis e integrantes de uma das diversas gangs desta cidade corrompida e sem controle, até que após Tetsuo sofrer um acidente de moto envolvendo uma estraha criança com aparência de velho muda pra sempre sua vida, a vida de seus amigos e a vida do Japão. Uma analogia ao mundo dos jovem envolvidos com drogas, sexo e manifestações religiosas extremistas; este maravilhoso Anime introduz um novo conceito de desenhos no cinema e arranca sem dúvida das entranhas de trabalhos mal-sucedidos um pioneiro de muitos sucessos que viriam pelas mãos de Katsuhiro Otomo. Sem dúvida, se você quer começar a descobrir o maravilhoso mundo dos Animes Adultos, Akira é uma ótima opção.


9 - Coraline e o Mundo Secreto

Do mesmo diretor de O Estranho Mundo de Jack, Coraline e o Mundo Secreto, originalmente criada pela mente brilhante e mágica de Neil Gaiman, ganha vida nesse incrível trabalho em Stop Motion, contando a história de uma garota que vive reclamando de seus pais e sua vida, até que descobre um mundo diferente de tudo que ela conhecia. Seus Pais nesse mundo possuem botões nos lugares dos olhos e agradam a garotinha de todas as formas, até ela perceber que há um plano terrível por trás deste agradável lugar. Mesmo se tudo acontecesse do jeito que quiséssemos, não seria tão bom assim...
Um belo filme, ainda quentinho porque faz pouco tempo que saiu do forno cinematográfico.


10 - A Morte do Superman

Quem leu A Morte do Superman na sua época de lançamento apesar de ter vibrado por finalmente o Azulão ter encontrado alguém à sua altura, deve ter percebido que tudo não passou de uma jogada de Marketing da DC, para atrair novamente os leitores que já estavam abandonando suas histórias massantes e previsíveis, já que tudo a não ser Kriptonita, não era páreo ao Homem de Aço.

Porém mesmo assim, foi um conto de cinema; cada página possuia um quadro cinematográfico e bem detalhado, o fim, com a capa do Super presa a um pedaço de madeira; suas continuações com os surgimentos de diversos outros personagens tentando ser um Super Homem, tudo cooperou para que fosse uma bela minissérie, e já imaginávamos algum dia um filme que levasse essas cenas estáticas à magia do movimento.

Ao sair a notícia de que fariam um filme chamado Superman, o Retorno; pensávamos que se trataria finalmente deste arco do herói, porém foi uma novela dramática com efeitos especiais de um "corneado" de capa e cueca, e de um outro "corneado" que foi trocado por um homem que toda a mulher queria ter.

Daí então, surgiu a animação A Morte do Superman. As esperanças voltaram, mas foram esmagadas pelo trabalho abandonado da DC.

Assistir aos desenhos desta criadora de heróis pode er um pouco monótona, porque sei lá que raios se passa na cabeça deles que decidem utilizar os mesmos traços quadrados com todas as adaptações (salvo Batman Gothan Knights). E isso foi a única coisa que manteve-se fiel, pois tudo que vimos nas páginas, estavam ausentes até demais aqui. Eu nem sei o que dizer de um trabalho que poderia ter tudo pra ter dado certo, mas que virou uma farinha de tapioca com caldo de osso; ruim e totalmente sem noção. A única coisa que realmente ficou boa, foram as cenas de luta. Fora isso, a trama, a aparência velha do Super, a ausência dos outros "Supers" e tantas outras coisas realmente fizeram falta e nos deu um filme totalmente diferente do que imaginávamos. A Morte do Superman é decepcionante e nos deixa apenas uma idéia vaga de que sua Adaptação e a Original dos Quadrinhos são trabalhos com o mesmo herói mas que morreu em situações diferentes.


11 - Street Fighter IV

Visando divulgar o game Street Fighter IV, que renovou e resgatou a série, mas que matou a graça que realmente se tinha em jogar; a Capcom resolveu fazer mais uma de suas infinitas animações fracas e sem ação de um dos Jogos de Luta mais legais de todos os tempos.

Parece que há uma certa maldição no mundo do Street Fighter que surgiu depois da excelente série e longa-metragem animada que assistíamos no SBT nas tardes da década de 90. Todos os trabalhos que surgiram depois desse foram um fiasco. Sem ação, sem interesse nacional de dublagem e sem um compromisso por parte dos idealizadores. Street Fighter IV é um dos outros e idênticos trabalhos vagos que não acrescentam nada a não ser o que já sabíamos desde o primeiro. Os traços são atraentes, mas as lutas são distantes, a eterna busca de Ryu pela libertação ou controle do Dark Hadou já torna-se irritante, Chun Li ainda se mostra fraca e quase não usa suas gigantes coxas para provar que não precisa da ajuda de um homem para acabar com um grandalhão. E como sempre, o Hadouken, famoso golpe que marcou sem dúvida este Game, é usado raramente e em geral é necessária muita paciência para vê-lo funcionando ou atingindo alguém. Ao assistir STIV tive a impressão de que na verdade estava vendo pela 4ª vez a mesma coisa, só que com traços diferentes.


12 - O Gigante de Ferro

Com certeza o Brasil deve estar cheio de assistir esse filme, pois o SBT insiste em repeti-lo pelo menos 2 vezes ao mês. Mas não dá pra negar que este filme é muito legal.

Não tenho necessidade de explicar nada, só comento que o Humor, a Ação e toda a história deste belo desenho é empolgante e animador. Com certeza está aí um desenho que poderia ser adaptado ao Live Action...


13 - O Estranho Mundo de Jack - Edição Especial

Esta edição especial do filme de Tim Burtom traz novos extras e uma bela capa. O Estranho Mundo de Jack pra mim é o conto macabro de algum dos filmes da Disney, com musiquinhas e Papai Noel hahahaha.

Ainda não sei como a TV Brasileira passa este filme no Natal. O Trabalho Stop Motion aqui é mais visível do que Coraline, também, naquela época era raro alguém se aventurar nesta técnica; mesmo asim ficou atraente e diferente das animações que permeavam aqueles anos. Um Clássico Conto de Fadas para adultos e jovens.


14 - Paprika

A palavra que define este filme é: Mágico.

Satoshi Kon fez aqui um dos raríssimos trabalhos de animação que mistura sensualiade, ação e conto policial na quantia certa.

Uma empresa desenvolve um aparelho capaz de gravar os sonhos dos outros, podendo analisá-los e tirar informações sobre pacientes que só aparecem nos sonhos. O Problema é que um terrorista rouba este aparelho e aplica na cidade inteira, gerando uma confusão gigantesca, pois ninguém sabia se o que estava acontecendo era sonho ou realidade.

Com efeitos especiais incríveis e uma trilha sonora fantástica, Paprika nos leva ao mundo da animação como personagens de um sonho fantástico cheio de lugares e seres que só existem nos nossos sonhos. Um toque apimentado (o nome Paprika já diz tudo) no enredo e uma mensagem rica no que diz respeito aos sentimentos entre homem e mulher, Paprika nos leva à questionar algumas coisas do tipo: Por que muitas vezes só estamos juntos com a pessoa que amamos nos nossos sonhos? Por que nosso pior pesadelo se repete tanto? Algum trauma do passado pode se eternizar nos nossos sonhos? Há a possibilidade de duas pessoas distintas e que não se conhecem terem o mesmo sonho?

Tantas outras questões e reflexões neste tema que gera muitas histórias incríveis. Os Sonhos.

Paprika é incrível do início ao fim, e aconselho assistirem muitas e muitas vezes.



A Terceira Parte de Maratona Animada irá tratar do brilhante A Viagem de Chihiro; o confuso A Liga da Justiça - A Nova Fronteira; o irreverente Tripping The Rift - O Flime; o suave e triste Sky Crawlers - Eternamente; o inesquecível Tokyo Godfathers; os indispensáveis Memories: Margnetic Rose, Stink Bomb e Cannon Fodder; o empolgante Mulher Maravilha; os bem feitos Hulk vs Wolverine e Thor; o doido Tekkonkenkreet, o melhor Batman Gothan Kinghts e o violento Dead Space.

Marcadores:

postado por Agarius @ 5:32 PM

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial

English French German Spain Italian Dutch Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified
Visitas
Contador de visitas
Postagens anteriores
Este blog é um trabalho dos irmãos William Agarius e Paulo Bastos
Divulgue nosso Blog!

Instale nossa barra de Ferramentas!
  • Download Aqui

  • Agarius Life no celular!