Anneliese Michel - A História por trás de Emily Rose. Parte 1
sexta-feira, 11 de junho de 2010

Estarei postando em algumas partes uma extensa visão do real caso que inspirou os filmes O Exorcismo de Emily Rose e Requiem; são informações colhidas de diversos Sites, Blogs, Forúns e com algumas opniões e citações de minha autoria, sobre o que acho do assunto.

Como disse, serão divididas as postagens para não tornar a leitura cansativa e enfadonha, por sua extensão. Abaixo, segue a premissa resumida da vida de Anneliese Michel, cujo texto foi retirado da Wikipédia.

***Anneliese Michel (Leiblfing, 21 de setembro de 1952 — Klingenberg am Main, 1 de julho de 1976) foi uma jovem alemã de família católica que acreditava ter sido possuída por uma legião de demônios, tendo sido submetida a uma intensa série de sessões de exorcismo pelos padres Ernest Alt e Arnold Renz em 1975 e 1976. O Caso Klingenberg, como passou a ser conhecido pelo grande público, deu origem a vários estudos e pesquisas, tanto de natureza teológica quanto científica, e serviu como inspiração para os filmes O Exorcismo de Emily Rose, dirigido pelo cineasta estadunidense Scott Derrickson, e Requiem, dirigido pelo polêmico cineasta alemão Hans-Christian Schmid.

Anneliese experimentou o que é reconhecido por profissionais médicos como graves distúrbios psiquiátricos a partir dos 16 anos de idade até sua morte, aos 23 anos, de desnutrição secundária à doença mental. Depois de vários anos de tratamento psiquiátrico ineficaz, ela se recusou ao tratamento médico e solicitou um exorcismo. As graves conseqüências atribuídas ao ritual de exorcismo sobre a jovem motivaram a abertura de um processo criminal pelos promotores de justiça locais contra os pais de Anneliese e os padres exorcistas, causando uma grande polêmica em toda a Europa e dividindo a opinião pública mundial. Ambos os padres que realizaram o exorcismo e os pais de Michel foram condenados por homicídio negligente porque não procuraram tratamento médico.
Anneliese Michel nasceu em Leiblfing, no estado federal alemão da Baviera, mas foi criada com as suas três irmãs no pequeno município de Klingenberg am Main. Seus pais, Anna e Josef Michel, muito religiosos, lhe deram uma educação profundamente católica. O pai de Anneliese mantinha a família trabalhando em uma serraria. Ela teve seu primeiro ataque epiléptico em 1969.***

Uma breve consideração pessoal sobre o texto acima:

Ao analisar esta primeira parte do texto, temos a inicial idéia ou sugestão quanto ao que a jovem Michel sofria, e se não estiver enganado, tudo indica que ela sofria de Epilepsia (saiba mais sobre esta doença AQUI). Posso dizer qual as reações de uma pessoa epiléptica e a sensação que é estar presente no momento do ataque, pois minha irmã mais velha sofre deste mau, porém, não posso apenas levar em consideração a ciência por trás de algo desta natureza, mas também o que penso sobre o assunto e no que acredito espiritualmente sobre ele.
A epilepsia é apresentada na Bíblia brevemente nos textos dos evangelhos de Marcos, Mateus e Lucas. Em Marcos Capítulo 9 aparece da seguinte forma:
 

14 - E, quando se aproximou dos discípulos, viu ao redor deles grande multidão, e alguns escrivães que discutiam entre eles.

15 - E logo toda a multidão, vendo-o, ficou espantada e, correndo para ele, o saudaram.
16 - E perguntou aos escrivães: O que é que vocês tanto discutem?
17 - E um no meio da multidão, respondeu: Mestre, Trouxe o meu filho que tem um espírito mudo;
18 - E este espírito, onde quer que apanhe meu filho, despedaça-o, e ele espuma, e range os dentes, e vai definhando; e eu disse aos teus discípulos que o expulsassem, e não puderam.
19 - E Jesus respondendo-lhes: Oh geração incrédula! Até quando estarei com vocês? Até quando vocês sofrerão? Tragam o menino aqui.
20 - E trouxeram o menino, que quando viu Jesus, o espírito o agitou com violência, e caindo o endemoninhado por terra, revolvia-se, escumando como um cavalo.
21 - E perguntou ao pai dele: Há quanto tempo acontece isso? E o pai respondeu: Desde que ainda era novo.
22 - E muitas vezes o tem lançado ao fogo, e na água, para matá-lo; mas, se você pode fazer alguma coisa, tenha compaixão de nós, e nos ajude.
23 - E Jesus disse-lhe: Se você crê, tudo é possível.
24 - E logo o pai do menino, clamando com lágrimas, disse: Eu creio Senhor! Mas ajude aonde tenho incredulidade.
25 - E Jesus, vendo que a multidão se alterava, expulsou o espírito maligno, dizendo-lhe: Espírito mudo e surdo, eu te ordeno: Sai dele, e não entre nele novamente.
26 - E o espírito, gritando, e agitando com violência, saiu; e ficou o menino como se estivesse morto, de tal maneira que muitos diziam que ele estava realmente morto.
27 - Mas Jesus, o segurando pela mão, o ergueu e ele acordou, curado.
28 - E, quando entrou em casa, os seus discípulos lhe perguntaram à sós: Por quenós não conseguimos expulsar aquele demônio?
29 - E Jesus respondeu: Este tipo de demônio não sai com mais nada, a não ser com muita oração e jejum
*texto na versão Linguagem de Hoje.


Tanto na época de Jesus quanto no caso de Anneliese Michel, a doença é vista como algo extremamente atípico e de difícil cura. Estaria Jesus antecipando a informação de que a doença é naturalmente imune a tratamento medico ou deixando claro de que para problemas espirituais, não há "remédios" humanos que surtam efeito?

Continua...


Marcadores:

postado por Agarius @ 4:18 PM

1 Comentários:

  • Às 19 de junho de 2010 às 01:14 , Anonymous Anônimo disse...

    Olá!
    Primeiro, parabéns pela ótima matéria, muito bem escrita!
    Bem, eu sou estudante de direito e, para um trabalho sobre lacunas do direito, ou seja, sobre questões judiciais que não estão aparadas no sistema jurídico, e meio grupo pretende falar do caso de emily rose, mas para isso precisamos de mais informações... Vc postou o resto da matéria? eu não encontrei..
    olha, eu queria muuito sua ajuda sobre o caso, meu email é geis_ee@hotmail.com. O trab. não é nada complicado, e a juda que eu quero é só algumas informações mesmo.
    desde já. grata.
    Geisyane

     

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial

English French German Spain Italian Dutch Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified
Visitas
Contador de visitas
Postagens anteriores
Este blog é um trabalho dos irmãos William Agarius e Paulo Bastos
Divulgue nosso Blog!

Instale nossa barra de Ferramentas!
  • Download Aqui

  • Agarius Life no celular!