13º Bom ou Ruim?
quarta-feira, 2 de dezembro de 2009

Fim de ano. Natal. Festas. Presentes. Dívidas. Compras. Passeios. Décimo Terceiro.

De fato o final de um ano nos faz pensar em muitas coisas. Coisas à fazer, coisas à não serem feitas. É um "balaio de gato" nas idéias que deixa qualquer cidadão brasileiro com os cabelos brancos, e não é de Papai Noel.


A alegria de muitos se aloja no esperado e quase idolatrado 13º Salário. Mas ele é bom ou ruim?


Pode ser os dois; tudo depende de quem o maneja.


Vejamos, as coisas que muitos fazem quando recebem seu salário extra é mergulharem em compras e presentes, mas se esquecem que o décimo terceiro não vem todos os meses, e aí começam o ano mais sufocados que anão no metrô às 18:00.


Eis aqui alguns princípios que Eu penso ser interessantes e que podem ser válidos, caso você aceite as idéias e conselhos de um rapaz esverdeado que é viciado em Uva.


1º Trabalhador que vende o almoço para comprar a janta.


Esse é o momento que você pode aproveitar para colocar sua vida em ordem e começar o ano estável e sem dores de cabeça.
Utilize o 13º para quitar todas as dívidas maiores e as que crescem com os malditos juros. Esqueça por enquanto os presentes e viagens de fim de ano; garanto que eles não vão te fazer subir na vida ou garantir uma felicidade contínua no próximo ano. Se você for cauteloso e bem controlado, verá que após tudo pago antes das datas de vencimento ainda sobrará alguma graninha para curtir uma bela ceia com os amigos e famílias. As pessoas têm o hábito de utilizar este bônus nas compras de roupas e aparelhos eletrônicos, aí fazem uma entrada e é só começar o ano que já se afogam em dívidas das "benditas/malditas" parcelas.

Então a dica é simples: pague tudo para começar o ano sem nada para pagar.


2º Trabalhador que está com tudo pago, mas já não sobrou nada pra gastar.


Está aí a sua chance de investir no seu patrimônio.

Já que você está com as despesas pagas, quitou todas as dívidas normalmente como faz todo mês; utilize este cascalho à mais para investir em algo seu; mas digo em algo que realmente valha à pena, como uma casa ou um carro, ou algum curso etc.

Por mais que você veja seus amigos gastando com diversão, saiba e tenha consciência de que aquilo é passageiro. Se você aproveitar este dinheiro para dar entrada em um carro ou uma casa, será você a se divertir enquanto todos os outros voltaram a mesmice de trabalhar para comer.

Mas tome cuidado com os investimentos, pois as facilidades são apenas em fim de ano, uma vez que os negociantes querem chamar a atenção dos consumidores, para no ano seguinte retomarem suas condições de pagamento normalmente. Portanto analise bem o negócio antes de fechá-lo, como disse no início: O 13º não vem todos os meses.


3º Trabalhador que ganha tão bem que nem precisa se preocupar com dívidas.


Tomando o exemplo número dois: Invista.
Aplique na poupança, previdência privada ou Sociedades Anônimas. Já que você já tem casa própria, carro e vive bem, por que não investir em algo que pode te garantir uma vida ainda melhor e sem precisar trabalhar tanto? É sério. Se você batalhou para alcançar o posto que está hoje, ganhando um salário notável e possui uma vida financeira maravilhosa, garanta seu futuro de descanço e aprecie o fruto do trabalho duro que você deu no passado; mas nunca desperdiçe, nunca mesmo. Se for desperdiçar, desperdiçe comigo hehehehe.


Eu não sou nenhum conselheiro financeiro, mas acho que serve de alguma coisa né?


Ganha um Bubaloo de uva quem advinhar qual dos 3 trabalhadores Eu sou hehehehe...



Desculpem Eu estar postando pouco, mas fim de ano as coisas costumam pirar por aqui.
Quando voltar ao normal eu garanto mais postagens por semana. Abraços, pessoal!


Marcadores:

postado por Agarius @ 8:55 PM

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial

English French German Spain Italian Dutch Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified
Visitas
Contador de visitas
Postagens anteriores
Este blog é um trabalho dos irmãos William Agarius e Paulo Bastos
Divulgue nosso Blog!

Instale nossa barra de Ferramentas!
  • Download Aqui

  • Agarius Life no celular!