Daft Punk
segunda-feira, 2 de junho de 2008
Faz tempo que não posto sobre música aqui, e nada melhor do que regressar com bom estilo e com boa música, e a Dupla de Dois da Vez é os robóticos Daft Punk !! Eita que eu gosto muito das músicas desses maluquinhos aí...
O Daft Punk é atualmente um dos principais projetos de música eletrônica da França. É composto por Guy-Manuel de Homem-Christo (nascido em 8 de Fevereiro de 1974, com um nome mais que bizarro) e Thomas Bangalter (nascido em 3 de Janeiro de 1975).
O nome Daft Punk foi inspirado em um artigo depreciativo, publicado na revista britânica Melody Maker. A revista classificara o primeiro trabalho da dupla, gravado em 1992 no estúdio Duophonic, pertencente ao grupo Stereolab - na época, a dupla se chamava Darlin' e fazia um rock ao estilo Beach Boys - como "um bando de punks bobos" (em inglês, "a bunch of daft punk").
A gravação de estréia do Daft Punk com esse nome foi "The New Wave", lançado pela gravadora Soma Records em 1993. Este foi seguido pelo seu primeiro sucesso comercial, o single "Da Funk" (1995). O primeiro álbum da dupla, Homework (de 1997) foi considerado uma síntese inovadora de Techno, House Music, Acid House e Electro, e também um dos mais influentes álbuns de E-Music da década de 1990, ou seja, uma verdadeira Maionese da Música Eletrônica.
Em resultado da explosão de um sampler no homestudio, datada 9 de setembro de 1999, eles deixaram de existir, e se tornaram robôs. "Ninguém sabe realmente o que aconteceu", diz Bangalter. "Acho que houve uma grande explosão e a próxima coisa que percebemos é que viramos robôs. Acho que foi uma coisa legal pois nos permite fazer uma coisa que gostamos muito: atuar de forma anti-convencional. Não precisamos mostrar nossos rostos para serem estampados em uma capa de revista, ou para vendermos um monte de discos". Os trajes robóticos são usados até hoje em apresentações, assim evitando revelar sua verdadeira identidade.
O álbum Discovery, de 2001, é mais comercial, e desapontou alguns dos fãs de Homework. No entanto vendeu muito bem, e a faixa One More Time (lançada em 2000 e incluída em Discovery) chegou a nº2 nas paradas do Reino Unido, e marcou presença em Muitas Emissoras Musicais, como a MTV. Alguns disseram que Discovery devia, na verdade, ser entendido como um trabalho mais disco, devido a seu foco em House Music (One More Time é o maior exemplo disso). Pra quem não lembra, o Video Clip de On MOre Time é em animação, com um estilo Anime, uma banda formada de Homens Azuis, lembra?
A maioria dos fãs atuais do Daft Punk conhece o grupo a partir desse trabalho em Discovery, onde foi feito um acordo com o desenhista japonês Leiji Matsumoto (o mesmo do anime Patrulha Estelar) para bolar a grande profusão de imagens e aventuras que iriam "dar cara" ao hit, em forma de video clipe. Dessa associação entre o Daft Punk e Leiji Matsumoto surgiu o longa-metragem Interstella 5555: The 5tory of the 5ecret 5tar 5ystem, lançado em 2003, contendo todos os tão esperados clipes que continuam a história iniciada em One More Time.
Quatro anos após seu último trabalho, em 2005, o duo lançou Human After All, de onde surgiu o hit Technologic, trilha de propagandas da Apple e da Motorola.
Dirigido por Guy-Manuel e Thomas, o filme cult Daft Punk's Electroma estreou em Cannes em maio de 2006. Conta a história, sem nenhum diálogo e apenas com músicas, de dois robôs com o mesmo visual da dupla fazendo de tudo para se tornar humanos.
O Daft Punk se encontra em turnê pelo mundo, tocando seus maiores sucessos em uma super-produção cheia de efeitos de iluminação. O espetáculo passou, em 2006, por Portugal no Festival do Sudoeste, e pelo Brasil, no Tim Festival, onde se apresentaram no Rio de Janeiro e em São Paulo respectivamente.
Como é de costume, posto juntamente com a materia de música um música (óbvio), Around the World, um trabalho bacaninha que me agrada muito...
Daft Punk - Around The World
Marcadores: Música
0 Comentários:
Postar um comentário
Assinar Postar comentários [Atom]
<< Página inicial