O Cavaleiro das Trevas
segunda-feira, 21 de julho de 2008
Joker

Sem sombras de Dúvidas "The Dark Knight" foi um dos filmes com uma campanha Viral de tirar o fôlego; Fotos, Sites, Ligações em Celulares e mobilizações em Cidades do Mundo inteiro ajudaram na divulgação deste filme que pode ser (98% de chances) o melhor filme de 2008!

As 19:20 começou a Sessão na Estréia de Batman - O Cavaleiro das Trevas, a sala de projeção estava lotadíssima, até as poltronas praticamente "coladas" na tela estavam todas ocupadas. Crianças na Sala? Não, eram jovens de 20 anos e a maioria "tiozinhos" de 30, 40 e talvez 50 anos. O Shopping Lotado, pessoas vestidas com a camiseta do Batman (inclusive Eu), pessoas fantasiadas dos personagens do filme, Coringas e Homens-Morcego, era o filme mais esperado do ano.

Finalmente após a sessão de Trailers o filme começa de forma interessante, inteligente e com reviravoltas; e foi isso boa parte do tempo, nos surpreendendo a cada minuto com uma nova situação. Como disse no início, mesmo com tantas Fotos, Trailers, Spots de TV e Spoilers diversos, nós espectadores não tinhamos idéia do que aconteceria nesta obra maravilhosa. Se filmes de Heróis geralmente possuem mais ação do que história, Batman Begins e The Dark Knight provou totalmente o contrário, um trabalho que juntou perfeitamente a Física e a Mental do filme, agradando em todos os sentidos, desde os diálogos sempre necessários até as cenas de ação reais. Ação Reais? Sim. Estamos acostumados com cenas em CGI em Adaptações de Quadrinhos, e isso além das origens do Super-Herói e Vilão nos deixa mais longe dos acontecimentos da trama. Mas veja só, Batman apesar de morar numa Cidade Fictícia (porém, Gothan City é a junção de grandes metrópolis do Mundo real), ele não possui Super Poderes, seus Vilões (pelo menos nas Obras do diretor Nolan) também não, e o que é melhor, suas cenas de ação foram reais! Explosões, Carretas Tombando, Carros capotando, incêndios e etc, Christopher Nolan tentou ao máximo e conseguiu manter o filme no nível possível das coisas e quase não usou os famosos Efeitos Computadorizados. Perfeito e agradável!

Além de uma bela produção, a atuação foi explêndida, convincente e natural; sem apelos humorísticos desnecessários, sem frases de duplo sentido o tempo todo e sem blá-blá-blá para encher linguiça, tudo foi fltrado e penerado para nos dar um diálogo rico e suprir as necessidades intelectuais de um bom filme. Christian Bale (Bruce Wayne/Batman) está mais solto nesta sequência, podendo separar 3 personagens com maestria num único filme: Bruce Wayne o Playboy, Batman o Cavaleiro das Trevas, e o Verdadeiro Bruce Wayne, que até então apenas Alfred e Rachel conhecem. Bruce Wayne/Playboy é mais ousado que da última vez, comprando mais hotéis na cidade, se exibindo com seus carros raros e aparecendo galante em festas e eventos da alta sociedade, provocando um senso de inveja e desconforto nas pessoas que o cerca. Já Batman, está mais firme e preciso em suas ações, mais sombrio que da última vez, e muito mais intimidador, fazendo com que os chefões da máfia agora se reúnam durante o dia, com medo de que durante a noite, o Homem-Morcego possam os eliminar. E por último, o verdadeiro Bruce Wayne, que se mostra confuso, abatido e temeroso quanto às suas ações como Vigilante de Gotham. Se não fosse Alfred Pennyworth, seu mordomo, talvez Bruce já teria cometido todas as "burradas' possíveis e teria sido encontrado jogado aos becos do Narrows, sem rumo e sem metas. Digamos que Alfred é o lado consciente dos três personagens que Bale interpreta, dando à ele a fagulha que ele precise para se encontrar em meio a escuridão. E não poderíamos deixar de falar da Incrível, Inesquecível e Fabulosa interpretação (infelizmente a última) do saudoso e falecido Heather Ledger. Esquecam as interpretações de Cesar Romero nos seriados bizarros do Batman e Robin; desaparecam com Jack Nicholson no Batman de Tim Burton e e até mesmo o até aqui ótimo Andrew Koenig em Batman - Dead End. Ledger nos mostra O Coringa, não o personagem, ele nos dá a idéia do verdadeiro Coringa. Sem piadinhas Tolas, Sem Bobagens, sem coisas de Palhaço, embora isso pareça estranho. O Coringa não é um Bobo da Corte, ele é um cara que resolveu fugir de suas dores através da Loucura, e isso pode ser visto em "A Piada Mortal", o qual já publiquei aqui certa vez. Se você pensa que verá um persongem engraçado e saltitante dando um "pial' no Morcegão, esqueça, esse Coringa dá Medo! Desde sua Maquiagem mal feita, aos cabelos bagunçados; sua voz frenética e oscilante, falando baixo e gritando subitamente em seguida, ao jeito de andar e a forma que move os olhos; Ledger nos causa inquietação, nos causa a sensção de descontrole e paranóia que o Coringa sente. Com certeza esse foi seu melhor trabalho, e poderá ganhar indicações como Melhor Ator e Melhor Vilão, pena ele não estar mais aqui pra receber o fruto de seu maravilhoso talento.
Seu diálogo por mais que seja insano, é motivado por uma linha de raciocínio lógico, e suas "piadas" são tão convincentes e amedrontadoras quanto os berros com salivas do Batman. O Medo que o Coringa causa nas pessoas é Irônico e imprevisível, quando se acha que está com tudo sob controle, ele resolver mostrar suas cartas na manga e desordenar tudo novamente. o Caos Psicológico é destrutivo, e talvez Batman se irrite e se veja impotente por causa disso, Coringa é imprevisível, inusitado e sem limites, enquanto Batman é cheio de regras e valores que ele segue, dando limitações em suas ações e deixando um campo aberto e vasto para que o Vilão Sorridente possa espalhar o seu terror cômico.
E um último personagem detalhe, o Duas-Caras, que para minha surpresa, ainda aparece nesse filme e não foi pouco não, durou o tempo suficiente para já aprontar as suas e trazer mais dores de cabeça para o Cavaleiro das Trevas. Se você achou Tommy Lee Jones ridículo interpretando aquele Duas-Caras idiota em Batman e Robin, Aaron Eckhart nos dá um Banquete de Carisma como Harvey Dent, para depois nos levar numa viagem dramática na origem do Duas-Caras até o terror que este novo Vilão pode causar. A decepção e a dor de Dent é transposta para fora das telas, e nos faz pensar em sua amargura e solidão. Nada de ternos meio-a-meio e maguiagens Roxas, o nascimento do Novo Duas-caras é bem mais doloroso, angustiante e realístico. Suas decisões na Moeda é iniciada de forma sutil e elegante, assim como ele mantém a dupla personalidade com equilíbrio e boa direção. Brilhante.

Tudo no filme agrada, as explicações de como Batman e Bruce Wayne estão em Lugares diferentes para o público real (ou seja, nós), as referências dos Quadrinhos, como perceber que "A Piada Mortal", "Asilo Arkhan" e "O Longo Dia das Bruxas" foram presentes em certos diálogos e situações. Referências ao Uniforme de "O Cavaleiro das Trevas" de Frank Miller, com o novo visual do Batman neste filme, de cor acizentada e Menos Corpulenta. E algo que em nenhum Longa do Morcego foi feito, e que finalmente neste foi mostrado, levando os fãs ao delírio... As Lentes Brancas!!! Sim! Se você lê as HQ's ou assisti os Desenhos Animados, pode perceber claramente que os olhos do Batman ficam brancos devido uma lente especial que ele usa sob a máscara, dando destaque na escuridão, e é isso que chama muito a atenção no personagem. E neste filme, devido à uma situação, Batman fica com suas Lentes Brancas e iluminadas na escuridão!! Incrível!

O filme é simplismente imperdível, e por isso julguei necessário não contar ou mencionar algo da História aqui, você verá por si mesmo, e acredite, é Muito Bom!

Marcadores:

postado por Agarius @ 9:48 AM

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial

English French German Spain Italian Dutch Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified
Visitas
Contador de visitas
Postagens anteriores
Este blog é um trabalho dos irmãos William Agarius e Paulo Bastos
Divulgue nosso Blog!

Instale nossa barra de Ferramentas!
  • Download Aqui

  • Agarius Life no celular!