Evil Dead e os "Bons Trash" (Prólogo de Loira do Banheiro)
terça-feira, 10 de junho de 2008

Em 2004, quando começei a trabalhar em uma Vídeo Locadora, pude me esbaldar com todo e qualquer tipo de filmes que existia lá; desde os mais brilhantes e empolgantes como "O Clã das Adagas Voadoras" e "Mirror Mask", e os mais toscos e bizarros, porém fascinantes, como "A História de Ricky" e "Caçador de Ossos".
Eu tinha que saber como eram e quais suas histórias, porque sempre algum cliente perguntava minha opnião. Foi quando me concentrei em uma sessão que ocupava maior espaço no estabelecimento: a Sessão Terror.
Filmes como "Tatto", "Evil Dead", "Exorcista (Original)" e "Hellraiser (Original)" foram bem aceitos em casa, pois se tratavam de clássicos do Trash, e que realmente é muito bom de se assistir. E observando esses trabalhos, notamos a simplicidade dos cenários e as engenhosidades para os Efeitos Especiais, coisas simples e feitas à mão, mas que refletiam bem o clima do filme. Para Filmes Trash, Efeitos Trash? Basicamente sim. Quanto mais bizarro e de certa forma "cômico" os monstros, efeitos e situações que o protagonista se encontrar, melhor sera sua repercussão; não é à toa que Evil Dead (Uma Noite Alucinante) faz tanto sucesso até hoje, estando presente em Histórias em Quadrinhos e até mesmo Jogos Eletrônicos.
E foi nesta época de clássicos do Terror que me senti compelido a produzir algo assim também. Você pode estar até pensando que seria difícil, ou talvez improvável... mas não seria tão difícil assim se tivesse mais tempo e atores! Um exemplo disso foi a produção de "Evil Dead', veja aqui as curiosidades bárbaras da produção desse filme que até hoje é um sucesso

Sinopse: Um grupo de cinco jovens amigos vai para uma cabana na floresta, onde descobrem uma indescritível e mortal criatura. Ao descobrirem o "Necronomicon - O Livro dos Mortos" e ao ouvirem uma gravação que exalta os poderes do demônio, sem querer libertam o horror em sua mais pura expressão. Um a um, eles enfrentam em mortais e horríveis zumbis. E, quando resta apenas um deles, não há alternativa senão lutar pela sobrevivência durante a noite mais alucinante de toda sua existência.

Curiosidades:
- Foi filmado em uma cabana abandonada real.

- Creme de milho tingido de verde foi usado como tripas de zumbi.

- O sangue é uma combinação de xarope, creme e corante vermelho.

- O diretor Sam Raimi e Bruce Campbell eram amigos desde o ensino médio onde fizeram muitos filmes junto com o irmão de Sam, Ted Raimi. Campbell se tornou o "ator" do grupo e era o popular entre as garotas.

- A visão da "câmera demônio" que plana pelo chão foi filmada com a câmera instalada em uma 2x4 enquanto Sam Raimi e Bruce Campbell seguravam a câmera de cada lado.

- Depois de completar a fotografia principal do filme, a maioria dos atores deixou a produção. Porém, ainda havia muito do filme para ser completado. A maior parte da segunda metade do filme apresenta Bruce Campbell e várias pessoas substituindo os atores que saíram.

- Os pedaços de madeira que caem da ponte no início e a usada pra lutar com a namorada possuída de Ash são feitos de uma substância de espuma e foi reciclado de um filme anterior de Sam Raimi chamado It's Murder! (1977)

- Bruce Campbell torceu seu tornozelo em uma raiz enquanto corria em uma colina íngreme e Sam Raimi decidiu irritá-lo cutucando o machucado com varetas, fazendo com que Campbell mancasse em algumas cenas.

- Um amigo de Bruce Campbell e Sam Raimi, lhes deu o conselho: "Não importa o que vocês fizerem, mantenha o sangue jorrando na tela." Depois de terminar o filme, eles incluíram a cena em que o sangue escorre na tela em tributo a ele.

- O sobrenome de Ash nunca é mencionado ao longo de toda trilogia, entretanto Sam Raimi e Bruce Campbell brincavam de chamá-lo de "Ashley J Williams" ou "Ash Holt".

- Durante a cena onde a Linda estava possuída e tenta acertar Ash com o punhal, Betsy Baker não tinha nenhuma idéia de onde ele estava. Devido às lentes de contato brancas que lhe impediam de vê-lo, ele acabou lutando com uma cega literalmente.

- Betsy Barker perdeu os cílios no processo de remover o molde facial

- A cena em que Cheryl é violentada pela planta possuída foi banida em alguns paises

- Durante a cena em que Linda estava possuída, o maquiador quis primeiramente faze-la com uma aparência de réptil, como pode ser visto quando Ash está a arrastando pra fora da cabana (filmada antes da cena em que ela canta uma música sinistra). A maquiagem dela era escura e um pouco mais esverdeada, mas foi mudada para uma com aparência de uma boneca maligna.

- No script original dizia que todos os personagens deviam estar fumando maconha quando eles estão escutando a fita. Os atores decidiram tentar isto de verdade e a cena inteira teve que ser refilmada depois devido ao comportamento incontrolável deles

- Na Alemanha, o filme foi lançado nos cinemas e em vídeo no mesmo dia para evitar problemas com a censura. Foi banido pouco tempo depois, mas ficou entre os dez melhores filmes nas poucas semanas do seu lançamento. A exibição do filme ainda está proibida na Alemanha.

- Sam Raimi originalmente escolheu "Livro dos Mortos" para o título do filme, mas o produtor, Robert G. Tapert , alterou o título para "The Evil Dead", receando que as crianças se desinteressassem de ver um filme com uma referência literária.- Há um cartaz de rasgado de The Hills Have Eyes (1977). Aparentemente, essa foi uma referência a um cartaz rasgado de Tubarão (1975) que aparece nesse filme que, Sam Raimi interpretou como Wes Craven sugerindo que "Hills" foi muito mais assustador do que "Tubarão", assim eles mostraram um pôster rasgado de "Hills" porque seu filme seria ainda mais assustador.

- A cabana era localizada em Morristown, Tennessee. Na biografia de Bruce Campbell diz que ela foi queimada mais tarde. Ninguém sabe ao certo o que aconteceu (Sam Raimi diz que ele mesmo a queimou após as filmagens). Além disso a única parte restante da cabana eram os tijolos da lareira, mas todos foram roubando um pedaço.

- A cabana não tem um porão na verdade. A maior parte das cenas do porão foi filmada em uma casa de campo da família do produtor em Marshall, Michigan. A última sala do porão era na verdade a garagem de Sam Raimi. Os ossos são um tributo ao Massacre da Serra Elétrica (1974). Para a cena em que os estudantes descem pro porão, um buraco raso foi cavado no chão.

- Na fita, em que as passagens da ressurreição do demônio são lidas em voz alta, algumas das palavras faladas (que soam como uma voz estrangeira algo como "Sam e Rob, Das ist caminhantes Dan dee Roadsa" significam na verdade "Sam e Rob são os viajantes na estrada ", como era realmente Sam Raimi e Robert G. Tapert que fazem o papel dos pescadores que acenam para o carro no início do filme.

- Quando Ash e Cheryl retornam à cabana (depois da fracassada tentativa de dirigir para cidade, devido à ponte destruída), Scott vai dizer alguma coisa e de repente para, vira a cabeça pra trás e sai de cena. Isso aconteceu devido ao ator (Hal Delrich) soprando seu texto.

- O grito de Bruce Campbell no final do filme é verdadeiro. Sam Raimi na verdade colidiu com Bruce com a bicicleta que ele usou para criar o efeito da "câmera demônio".

- Bruce Campbell trabalhou com Sam Raimi nos 3 Filmes do Homem-Aranha. Em Homem-Aranha ele é o apresentador da Luta Livre e usa um Óculos Escuro. Em Homem-Aranha 2 ele é o Porteiro do teatro onde Mary Jane se apresenta (ele impede o Peter de entrar); e em Homem-Aranha 3 ele é o Atendente Francês do Restaurante Constellation o qual programa a taça de Champagne com a Aliança dentro.

Agora me diz... Seria necessário tanto dinheiro assim para produzir um fime Trash?
E eu já tinha um em mente.

Continua...

Marcadores: ,

postado por Agarius @ 2:50 PM

1 Comentários:

  • Às 11 de junho de 2008 às 09:40 , Blogger lala disse...

    O mais legal de filmes Trash, são os recursos alternativos... rsrsrs

    Creme de milho com xarope e corante para fazer sangue, nossa que D+... vou guardar essa "receita" para mim... rsrsrsrs

     

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial

English French German Spain Italian Dutch Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified
Visitas
Contador de visitas
Postagens anteriores
Este blog é um trabalho dos irmãos William Agarius e Paulo Bastos
Divulgue nosso Blog!

Instale nossa barra de Ferramentas!
  • Download Aqui

  • Agarius Life no celular!