Dia do Automóvel
terça-feira, 13 de maio de 2008

Quem como eu enfrenta milhas e mais milhas de Trânsito e engarrafamento nem deveria saber que hoje se comemora o "Dia do Automóvel", já que essa invenção tem causado tantas dores de cabeça em nós, que levamos horas e horas para chegar ao trabalho, gráças ao número abusivo de Automóveis que circulam por São Paulo.

A História do Automóvel

No Conservatório de Artes e Oficíos de Paris, ainda hoje se vê o automóvel histórico desse inventor francês, natural de Poid Meuse. Cugnot ganhou de Luis 15(XV) uma pensão, e morreu pobre em Paris, a 2 de outubro de 1804 . Em 1860 , dando prosseguimento aos trabalhos de um grande precursor, Lenoir, construiu o motor a gás. O alemao Otto aplicou ao automóvel o ciclo a quatro tempos.

Dois anos mais tarde, foi inventado o carburador, fornecendo ar carburado por meio da gasolina. Dion fundou, em 1895 , o Automóvel Clube, e deu o primeiro impulso ao movimento esportivo das grandes corridas. Mais tarde foi inventado o motor de combustão interna. Os automóveis ainda hoje são desse tipo. Já em 1856 havia sido inventado o motor de explosão. Automóvel é uma palavra que vem do grego auts (próprio), e móvel. Significa que tem movimento próprio. Segundo a maioria dos autores, deve-se ao engenheiro francês Joseph Nicolas Cugnot a construção do primeiro veículo a motor.

Mais tarde, os ingleses Murdock e Watt, firmando-se nos princípios de Cugnot, apresentaram um veículo mais aperfeicoado. No começo do século 19 , para alguns em 1802 , William Syrnington fabricou o curioso autómovel acionado por duas máquinas de vapor. Em 1829 , G. Gurncy construiu um veículo, tambem impulsionado a vapor, que podia desenvolver a velocidade máxima de 18 quilômetros horários. Diz-se que o automóvel a gasolina surgiu em 1887 , e teria sido inventado pelo engenheiro alemão Gattlieb Daimier. Na Alemanha apareceram os primeiros automóveis movidos por motor de combustão interna.

Já o motor de explosão a quatro tempos havia sido inventado, em 1909 , por Fernand Farcit, engenheiro francês (1851-1914). Só depois de 1900 e que construíram o carro propriamente dito. O automóvel teve progresso, nos Estados Unidos, na última década do século 19 , notadamente em 1894 , quando Charici Duryca construiu um carro de 2 cilindros. Já em 1893 , Henry Ford havia fabricado, em série, os primeiros veículos movidos a gasolina. Tais automóveis, que serviram de base ao carro de hoje, desenvolviam a velocidade de 30 km horários. Peugeot, francês, industrializou, na Europa, o automóvel a gasolina, e o fato remonta a 1891 . A Primeira Grande Guerra (1914-1918) trouxe grandes progressos nos veículos motorizados. São nos Estados Unidos que se registra a maior quantidade de automóveis. Mais de 70% dos carros em tráfego provêm das fábricas General Motors e Ford.

Há quem diga que a primeira corrida de automóveis data de 1894 , e realizou-se entre Paris e Rouen; dentre os 100 veículos que nela tomaram parte, 30 eram acionados a vapor. Construiu-se, em São Paulo o maior caminhão-tanque do mundo, com capacidade para transportar 30000 litros de combustível. Puseram-lhe o nome de LUi. Tom Karen e Andrew Waddicor, mecânicos ingleses, construíram o automóvel mais leve do globo. O curioso veículo pesa 114 quilos e éde 3 rodas; desenvolve a velocidade de 30 a 40 nilhas horárias, e édotado de um motor de um cilindro, de refrigeração a ar. Deram-lhe o pitoresco nome de Vimp. Na última década do século 19, mecânicos e inventores norte-americanos começaram a tomar grande interesse pelo novo veículo e, em 1894 , Charles Duryea construiu um carro de dois cilindros.

Nessa época surgiram Henry Ford, Briscol, Maxwell e White. Coube a Ford, em 1893 , a glória de construir o primeiro automóvel movido a gasolina. Em 1903, organizou a Ford Motors Company. Cinco anos mais tarde, criou o Ford Modelo T (o famoso Ford bigode). Até 1900 , os automóveis eram, em geral, de um só cilindro, com rodas de madeira, movidas por meio de correias e desenvolviam a velocidade máxima de 30 quilômetros por hora. Um dos mais importantes aperfeiçoamentos dos automóveis foi o mecanismo denominado diferencial, pelo qual uma das rodas motoras pode tomar uma velocidade maior do que a outra. Em 1904 , surgiu o automóvel tipicamente militar. Em 1911 , foi estabelecido o primeiro recorde mundial de velocidade em corridas de automóveis, pelo norte-americano Ray Rarround (125 km/h).

Diz-se que a cidade do mundo que tem maior número de automóveis é Los Angeles, nos Estados Unidos. Henry Ford, falecido no dia 7 de abril de 1947 , era considerado o Rei do Automóvel. Nasceu o famoso industrial, em 1863 , na América do Norte. Aos 16 anos de idade, começou a trabalhar numa oficina mecânica, em Detroit. Mais tarde, estudou engenharia e passou a trabalhar na Edson Iluminating Company. Em 1903 , estabeleceu-se, por conta própria, fundando, em Detroit, a Ford Motors Company, onde trabalham milhares de operários. Diz-se que o primeiro ônibus apareceu em 1826, em Paris, por iniciativa do holandês George Schillibeer. Era um veículo puxado a cavalos...

Marcadores:

postado por Agarius @ 3:37 PM

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial

English French German Spain Italian Dutch Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified
Visitas
Contador de visitas
Postagens anteriores
Este blog é um trabalho dos irmãos William Agarius e Paulo Bastos
Divulgue nosso Blog!

Instale nossa barra de Ferramentas!
  • Download Aqui

  • Agarius Life no celular!