A Graça é de Graça (reprodução)
terça-feira, 20 de julho de 2010

Neste último domingo o sermão que nos foi apresentado relatou um acontecido no Tanque de Betesda. conforme leitura bíblica:

João 5: 1-14
"DEPOIS disto havia uma festa entre os judeus, e Jesus subiu a Jerusalém. Ora, em Jerusalém há, próximo à porta das ovelhas, um tanque, chamado em hebreu Betesda, o qual tem cinco alpendres.
Nestes jazia grande multidão de enfermos, cegos, mancos e ressicados, esperando o movimento da água. Porquanto um anjo descia em certo tempo ao tanque, e agitava a água; e o primeiro que ali descia, depois do movimento da água, sarava de qualquer enfermidade que tivesse. E estava ali um homem que, havia trinta e oito anos, se achava enfermo.
E Jesus, vendo este deitado, e sabendo que estava neste estado havia muito tempo, disse-lhe: Queres ficar são?
O enfermo respondeu-lhe: Senhor, não tenho homem algum que, quando a água é agitada, me ponha no tanque; mas, enquanto eu vou, desce outro antes de mim.
Jesus disse-lhe: Levanta-te, toma o teu leito, e anda.
Logo aquele homem ficou são; e tomou o seu leito, e andava. E aquele dia era sábado. Então os judeus disseram àquele que tinha sido curado: É sábado, não te é lícito levar o leito. Ele respondeu-lhes: Aquele que me curou, ele próprio disse: Toma o teu leito, e anda.
Perguntaram-lhe, pois: Quem é o homem que te disse: Toma o teu leito, e anda? E o que fora curado não sabia quem era; porque Jesus se havia retirado, em razão de naquele lugar haver grande multidão.
Depois Jesus encontrou-o no templo, e disse-lhe: Eis que já estás são; não peques mais, para que não te suceda alguma coisa pior."

Eu confesso que saí com dúvidas sobre algumas questões a respeito deste texto, e hoje pela manhã iniciamos mais um dos incríveis debates e conversas bíblicas no escritório onde trabalho. Muitas foram as opniões e dizeres, sempre buscando passagens bíblicas, históricas e racionais para não sermos levados por "ventos de doutrinas". Porém, aos poucos fomos sendo levados a um mesmo caminho de entendimento, "casando" nossas idéias e visões sobre o assunto, até que com mais algumas buscas e estudos rápidos pela internet, descobrimos textos esclarecedores e que nos fizeram entender o verdadeiro propósito deste texto.
Abaixo segue uma reprodução da postagem original do Blog de Fabrício Silveira, Pastor da Primeira Igreja Batista em Matelândia, no Paraná.

"Leia João 5.1-9

O texto de João compartilha a existência do Tanque de Betesda, próximo à Porta das Ovelhas nos antigos muros de Jerusalém. Recentes escavações encontraram o tal Tanque o que me dá ainda mais prazer em falar sobre o assunto.

O Tanque de Betesda (Lugar da Graça) representa perfeitamente um fenômeno interessante que vem se repetindo nos tempos modernos... Ou “templos” modernos. Ali era o lugar do milagre. Os enfermos e doentes eram levados e deixados na expectativa da cura. Alguns, sem dúvida, iam diariamente – com suas próprias pernas – em busca da resolução para o seu problema. Outros, talvez, já permanecessem acampados no local – a espreita do momento certo da experiência miraculosa.

Acreditava-se que um anjo movia as águas e, a partir daí, o primeiro que se jogasse no tanque, era curado. Havia uma tensão no ar. Todos ficavam com os olhos fitos na água, aguardando qualquer sinal de movimento para que pudessem, desesperados, buscar a cura. Na verdade, é fácil enxergar que se tratava de uma crendice, afinal esse nunca fora o método de Jesus tratar com as pessoas. Jesus sempre focou o contato pessoal. Acredito ainda que algumas curas aconteceram realmente no lugar (pela misericórdia de Deus!). Foram divulgadas aos quatro ventos – mesmo sem os recursos da TV e da Internet – pois o sucesso do Tanque dependia disso, a despeito dos muitos que devem ter morrido afogados ou por outras complicações na saúde, ao se lançarem nas águas como última tentativa de salvação.

O fato é que este lugar se tornou o “point” da cura e muita gente faturava com os que freqüentavam o local. Havia uma demanda interessante... A Bíblia diz que uma multidão estava aos arredores do tanque. Posso ver barraquinhas de todo tipo vendendo lanches, bebidas, doces, lenços... E se fosse nos dias modernos, teríamos lembrancinhas do Tanque de Betesda, camisas com a foto do tanque, adesivos e coisas do tipo. A idéia de se aproveitar da boa fé das pessoas é antiga.

Que maravilhosa aproximação a de Jesus deste Tanque. Seu olhar de reprovação se mistura com o de compaixão. Aquelas pessoas tinham uma real necessidade, estavam no lugar que julgavam ser o correto, mas suas esperanças estavam voltadas para a direção errada. Jesus olha de maneira especial para um homem. Aquele que já sofria 38 anos com sua deficiência. Jesus sempre sabe o tamanho das nossas dores. A pergunta de Jesus pode parecer sem propósito, mas revela o tamanho do seu amor: “Queres ser curado?” – o homem dá uma série de justificativas para dizer que até gostaria, mas que não era possível. Não conseguia pular primeiro nas águas, não tinha quem o ajudasse. Ele não respondeu “quero a cura”, mas, segundo os padrões da cura oferecida no local... “Não é possível que eu seja curado”.

Quero chamar sua atenção para aquilo que você espera de Jesus hoje. Qual é o milagre que você tanto necessita? Há um problema no seu casamento? Está enfrentando dificuldades na educação dos filhos? Perdeu a esperança de uma vida melhor? Não sabe o que é ter Paz interior e felicidade verdadeira? Não consegue preencher o vazio da sua alma? Você se sente sozinho, mesmo no meio de uma multidão? Estas são doenças do coração e somente o médico da alma pode tratá-las.

Você pode estar até no lugar certo, com as intenções corretas, mas olhando na direção errada. A cura não virá de um homem, de uma campanha, de uma corrente, de um movimento de águas qualquer. A cura virá de Jesus! Olhe agora mesmo para ele e lhe diga... “Jesus, eu preciso ser curado!”. Ainda que tudo ao redor sejam motivos para sua descrença, CREIA. Só Jesus é o perfeito e puro “lugar da Graça”.
"

Ainda depois de tratarmos diversas vezes sobre este interessante e instrutivo assunto, ainda acrescentamos a seguinte atitude interessante de Jesus: Ele curou aquele homem no sábado e sem que ele precisasse lançar-se ao Tanque; ou seja, Cristo trabalha em nossas vidas de uma forma que supera toda a normalidade ou regra estabelecida por nossa finita capacidade humana...

Que Deus nos abençoe a cada dia mais e nos faça perceber que Cristo é o único caminho.
Um forte abraço e um belo suco de uva a todos!!

Marcadores:

postado por Agarius @ 12:47 PM

1 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial

English French German Spain Italian Dutch Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified
Visitas
Contador de visitas
Postagens anteriores
Este blog é um trabalho dos irmãos William Agarius e Paulo Bastos
Divulgue nosso Blog!

Instale nossa barra de Ferramentas!
  • Download Aqui

  • Agarius Life no celular!